Observatório de Contação de História em Espaços Etnoformativos
O Programa “Observatório de Contação de História em Espaços Etnoformativos ” (resolução Nº 123/2017) é uma proposta de extensão, do Grupo de Pesquisa FORMARSER, que visa formar contadores de histórias residentes da UEFS que possam desdobrar a arte de contar histórias, na formação de outros interessados, tanto na ação artística quanto na formação e nos estudos teóricos sobre o tema. Para isso, empreende dois Projetos: GRUPO RESIDENTE DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DA UEFS - FEIRA DE SANTANA – BAHIA: Trata-se da formação de um grupo de contadores de histórias formado por estudantes da graduação e membros da comunidade interna e externa da UEFS, que já fizeram o curso de extensão na área ou a disciplina optativa EDU 925 Formação de Contadores de Histórias: Conta Comigo! A ideia é que eles possam desdobrar a arte de contar histórias, na formação de outros interessados, tanto na ação artística quanto na formação e nos estudos teóricos sobre o tema, como também em suas práticas de sala de aula no momento em que assumirem o papel de educadores e/ou em outros espaços Etnoformativos. ATELIÊ DE NARRAÇÃO ORAL - DOIS PASSARINHOS: A formação de um grupo de contadores mirins (faixa etária dos 07 aos 12 anos), oriundos do Centro de Educação Básica da UEFS (CEB), que atuem na Brinquedoteca e em espaços etnoformativos como disseminadores da formação de plateia, da cultura popular e do interesse ao mundo literário. Espera-se com essas atividades que os envolvidos nessas ações ampliem conhecimentos necessários para o crescimento pessoal e, no caso dos adultos, também profissional, por meio da palavra oral e da aprendizagem colaborativa, conceito oriundo das tecnologias que tão bem se articula com essa arte milenar. |
|
ATIVIDADES | O grupo de extensão nasceu no final de 2017 e desenvolve, até então, atividades de estudo e constituição de repertório para eventos como:
|
PRODUÇÃO | BRAGA, Simone M. SANTOS, Luciene S. LOPES, Aaron Roberto de M. Mitologia dos Orixás: Mostra Artística Interdisciplinar envolvendo alunos de Licenciatura. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 223-239, jan./abr. 2017. CARMO, Maria Cláudia Silva & PAIM, Ana Verena Freitas. Quando os Currículos transbordam: uma experiência com o ato de currículo observatório formativo no PARFOR/UEFS. Livro eletrônico: Currículo, formação e trabalho docente- Anais do XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio Luso- brasileiro de questões curriculares, 2017, ISBN: 978-85-87987-06-8. |
SEDE | Sala do FORMARSER, Prédio da Pós-Graduação em Letras e Educação, Módulo II |
CONTATO | Luciene Souza Santos lucienesantoz@gmail.com (71) 98379-2000 Maria Cláudia Silva do Carmo mcscarmo9@gmail.com (75) 99154 - 1789 |
EQUIPE | Coordenadora: Luciene Souza Santos |
Vice-coordenadora: Maria Cláudia Silva do Carmo |
|
Pesquisadores: |
|
Simone Marques Braga | |
Simone Regina Silva D’Almeida | |
Luciene Freitas Mota | |
Luisa Gomes Portugal | |
Felipe Alisson Souza Saraiva | |
Maria Aparecida Rodrigues Rocha | |
Denise Ferreira Santos | |
Evelin dos Santos Oliveira | |
Liliane Rangelia Alves de Queiroz |