• novembro negro

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – NEPPU reúne professores/as e estudantes que discutem a pedagogia universitária na interface com as questões da docência na universidade e na escola básica. Criado em 2005, o NEPPU já realizou sete grandes pesquisas, das quais cinco contaram com financiamento de agências de fomento. Como resultado desses estudos, os pesquisadores do NEPPU produziram trabalhos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em periódicos qualificados da área de educação e em capítulos de livros. O NEPPU organizou diversos eventos locais, como o seminário: “Pedagogia do Ensino Superior: trajetória histórica de práticas educativas inovadoras”, que objetivou apresentar à comunidade universitária os resultados da pesquisa com o mesmo título, financiada pelo CNPq e, no plano mais amplo, o “I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior”, que resultou em dois livros: “Docência universitária: profissionalização e práticas educativas”, editado pela Editora UEFS e “Docência no ensino superior: desafios da prática educativa,” editado pela EDUFBA.

Na atualidade, as relações acadêmicas têm se ampliado, sobretudo pela implantação em 2011 do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Programa vinculado ao Departamento de Educação da UEFS. O grupo conta com 14 professores/as doutores/as, dentre os/as quais 5 são do quadro de docentes permanentes do PPGE, situação que resulta no fato de que pesquisas sejam desenvolvidas no âmbito do Programa em direta relação com as pesquisas matriciais que o grupo desenvolve. O NEPPU, nesse cenário, conta com a participação de 20 discentes, sendo 08 mestrandos e 12 bolsistas de iniciação científica.

O NEPPU também tem participado, desde 2008, de pesquisas em rede, envolvendo grupos de pesquisas de universidades do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha, coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Ensino e Avaliação, sediado no programa de Pós-Graduação da UNISINOS, o que tem ampliado a experiência investigativa e redundado em publicações conjuntas e participações em eventos científicos com socialização dos resultados em âmbito nacional e internacional.

O grupo está em franco desenvolvimento da pesquisa RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE, pesquisa financiada pelo Edital Universal MCTIC/CNPq 2018, que busca compreender como se configura a relação em professores estudantes no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, a partir das representações que estudantes e professores constroem das relações interpessoais no contexto da docência universitária. O interesse nesta pesquisa nasceu da necessidade de compreensão de como se estruturam as relações entre professores e estudantes no âmbito da universidade, com vistas a contribuir para a melhoria do ambiente acadêmico e, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes. A partir disso, a pesquisa pretende analisar o perfil dos docentes e dos estudantes e como esses perfis se estruturam na relação interpessoal que demande o desenvolvimento profissional docente para os professores, bem como possibilite o conhecimento das necessidades dos estudantes no campo da leitura, escrita, operações lógico-matemáticas mediante suas representações sobre as práticas educativas de seus professores. 


Atividades



Desenvolvimento da pesquisa RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE

 


Principais Produções


 

01 - PERFIL SÓCIOIDENTITÁRIO E PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIROR: IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE, de autoria de Fabrício Oliveira da Silva, foi submetido, aprovado e publicado revista internacional educon, na edição v.1 n.1 de 2020. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/681/1359

 

02 - ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, na revista Eletrônica Pesquiseduca do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. O texto é de autoria de Alexsandra de Santana Soares Silva e Marinalva Lopes Ribeiro. Texto disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904/pdf

 

03 - RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA, publicado na Revista EDUCAÇÃO POR ESCRITO. O texto é de autoria das pesquisadoras Alexsandra de Santana Soares Silva e Marinalva Lopes Ribeiro. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/34309/19749

 

04 - MASIVE OPEN ONLINE COURSE (MOOC): EXPERIÊNCIAS NA FORMACÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, publicado na Revista Binacional – Brasil e Argentina. O texto é de autoria de Yarelis Karina Araque Vergara e Fabrício Oliveira da Silva. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7796/5302

 

05 – FORMAÇÃO INICIAL DE DOCÊNCIA POR HOMOLOGIA NO PIBID: aprendizagem experiencial a partir da prática profissional, publicado pela Revista de Pesquisa e Divulgação do Conhecimento. O texto é de autoria de Ingrid da Silva Alves e Fabrício Oliveira da Silva. Disponível em:  https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/11638

Além desses artigos, já publicados, outros foram escritos e submetidos a periódicos. A seguir, apresentamos a relação dos referidos artigos, informando título, autoria e periódico em que foi o texto devidamente submetido.

 

01 – ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA NA UNIVERSIDADE: desafios da relação professor e estudante. Autores: Fabrício Oliveira da Silva e Lécia Carneiro de Oliveira. Texto submetido à revista Poiésis pedagógica. Site: https://revistas.ufg.br/poiesis

 

02 - ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE: O QUE NARRAM PROFESSORES E ESTUDANTES? Autores: Fabrício Oliveira da Silva e Andrea Santana de Oliveira. Texto submetido à revista Dialogia. Site: https://periodicos.uninove.br/dialogia/

 

03 – MOTIVAÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PARA A ESCOLHA DO CURSO. Autores: Iron Pedreira Alves, Marinalva Lopes Ribeiro e Maria Mecedez Gomes Daboin. Texto submetido à Revista de Educação PUC Campinas. Site: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao

 

04 – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE. Autoras: Marinalva Lopes Ribeiro e Alexsandra de Santana Soares Silva. Texto submetido à Revista Educação em Perspectiva. Site https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva

 

05 – RELAÇÃO EDUCATIVA NA AULA UNIVERSITÁRIA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM. Autores: Claudson Cerqueira Santana e Marinalva Lopes Ribeiro. Texto submetido à Revista Educação e Formação. Site: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/about?utm_source=researchbib

 

06 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PELAS APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS NA PESQUISA CIENTÍFICA. Autores: Fabrício Oliveira da Silva e Marinalva Lopes Ribeiro. Texto submetido à Revista Roteiro. Site: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro

 

Local



Sala 10 – Prédio da Pós-Graduação em Educação em Letras e Educação (atrás do Módulo 02)

 

Contato



gruponeppu@uefs.br

 


Coordenação


 

Coordenador – Prof. Dr. Pedro Paulo Souza Rios - DEDU

Vice-coordenador – Prof. Dr. Fabrício Oliveira da Silva - DEDU

 

Pesquisadores


 

Profa. Dra. AMALI DE ANGELIS MUSSI – DEDU

Profa. Dra. ANA MARIA FONTES DOS SANTOS – DEDU

Profa. Dra. CARLA CARDEAL MENDES - DEXA

Profa. Dra. CENILZA PEREIRA DOS SANTOS - DEDU

Profª  MSc. EDICARLA DOS SANTOS MARQUES - DEDU

Prof. Dr. EVODIO MAURICIO OLIVEIRA RAMOS - DSAU

Profª Drª HELIA LUCILA MALTA - DTEC

Profª. Drª IONE APARECIDA SILVA DA CRUZ - DCIS

Prof. Dr. IRON PEDREIRA ALVES - DEDU

Profª Drª MARIA CLEONICE BARBOSA BRAGA - DEDU

Profª Drª ROSARIA DA PAIXAO TRINDADE - DTEC

Profª Drª URSULA CUNHA ANECLETO - DEDU

Recomendar esta página via e-mail: