• novembro negro

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial - GEPEE


O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), vem há quinze anos efetivando ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão no eixo da educação especial na perspectiva inclusiva. Mediante a discussão de temas alusivos a esse campo interdisciplinar, tem promovido debates para os licenciandos da Instituição, comunidade local e circunvizinhança. Desenvolve ainda palestras e seminários, pesquisas e cursos de extensão. O grupo tem parcerias interdepartamental e interinstitucional na perspectiva de fortalecer e ampliar a discussão sobre o processo de inclusão no contexto universitário e nas ambiências das escolas básicas.

Linhas de pesquisas:

• Educação Especial na perspectiva inclusiva

• Direitos civis da pessoa com deficiência

• Educação e saúde: implicações nos espaços escolares

• Políticas públicas em atenção à diversidade

PROJETOS DE PESQUISA

1 - Necessidades educacionais de alunos com doenças crônicas: implicações na prática docente . EM ANDAMENTO. PERÍODO: 2018-2020;

2 - Violência Escolar: bullying e preconceito. EM ANDAMENTO. PERÍODO: 201-2020

PRODUÇÃO
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES:

1- BASTOS, E. R. O.; MIRANDA, T. G. . Experiências culturais de alunos surdos e currículo.JournalofResearch in SpecialEducationNeeds, p. 497 - 501, 04 ago. 2016.

2- CASTRO, Antonilma Santos Almeida Crianças e adolescentes com doença falciforme: o que tem a contribuir e dizer as famílias no contexto escolar? In: CARVALHO, Evanilda Souza Santana e XAVIER ,Aline Gomes (orgs.). Olhares sobre o adoecimento crônico; representações e práticas de cuidado às pessoas com doença falciforme. Feira de Santana: UEFS Editora, 2017.317 p.

3- DUBOC, Maria José Oliveira. Ressiginficando a sala de recursos multifuncionais através do olhar do professor In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa em 2017. Publicação Eletrônica.

4- RIBEIRO, Solange Lucas. Professores de Geografia: formação e práticas voltadas à diversidade. In: PORTUGAL, J.F.; OLIVEIRA, S. S.; RIBEIRO,Solange Lucas (Org). Formação e Docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2016. ISBN 978-85-232-1468-5
5- SOUZA, Lucimêre Rodrigues de; SOUZA, Zenilda Fonseca de Jesus e SANTOS, Marilda Carneiro. Formação de professores das salas de recursos multifuncionais (SRM): implicações no processo de inclusão escolar. In: Anais do XIX ENDIPE/Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Salvador Bahia, 2018.

6- ,SOUZA,Zenilda Fonseca deJESUS, SANTOS, Marilda Carneiro eSOUZA, Lucimêre Rodrigues de.Formação de professores das salas de recursos multifuncionais (SRM): implicações no processo de inclusão escolar. In: Anais do XIX ENDIPE/Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Salvador Bahia, 2018.

LOCAL
Sala 13,  1º andar do prédio da Pós-graduação de Educação, Letras e Artes (atrás do Módulo 02)
CONTATO
uefsgepes2017@gmail.com
MEMBROS PERMANENTES

Antonilma Santos Almeida Castro

Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS/UNEB

Edinalma Rosa Oliveira Bastos
Doutorado em Educação
IES em que atua: UNEB

Lucimêre Rodrigues de Souza
Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS/ SEC-BA

Maria Helena Rocha Besnosik
Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS

Maria José Oliveira Duboc
Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS

Solange Lucas Ribeiro

Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS

Zenilda de Jesus Souza

Mestre em Educação Especial
IES em que atua: UEFS
Recomendar esta página via e-mail: