Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva - GEPEI
Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre formação docente, políticas públicas e práticas em atenção à diversidade/diferença. Estuda as diferentes deficiências na perspectiva socioantropológica e inclusiva. Analisa as implicações da diversidade/diferença e a inter-relação educação e saúde no contexto escolar.
LINHAS DE PESQUISAS:
LINHA 01 – EDUCAÇÃO E SAÚDE
Ementa: Esta linha centraliza a interação saúde e educação na perspectiva sociocultural. Contempla pesquisas referentes ao processo de escolarização de estudantes que experenciam situações de adoecimento crônico, aborda a formação do/a educador/a, envolvendo aspectos didático-pedagógicos na correlação entre teoria e prática.
Objetivos:
Problematizar a interação educação e saúde em ambiências escolares, levando em conta os aspectos didático-pedagógicos inerentes à formação do/a educador/a.
Pesquisar práticas educacionais, envolvendo o percurso escolar de alunos/as em situação de adoecimento crônico;
Promover estudos teóricos alusivos ao binômio saúde-doença, subsidiados pela teoria sociocultural.
LINHA 2 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFERENÇA E DIREITOS HUMANOS
Ementa: Esta linha aborda a Educação Inclusiva como um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que associa igualdade/equidade e diferença como valores indissociáveis, discutindo sobre as circunstâncias históricas da produção da exclusão/diferença dentro e fora da escola que signifiquem o direcionamento de perspectivas educacionais inclusivas para enfrentamento à violência escolar, articuladas com as escolas da Educação Básica.
Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas que produzam conhecimentos teórico-metodológicos no campo da Educação Inclusiva em atenção aos direitos humanos e à construção de saberes e práticas sociais de sujeitos em sua diversidade/diferença.
LINHA 3 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM ATENÇÃO A DIVERSIDADE/DIFERENÇA
Ementa: Esta linha discute bases legais regulamentadoras de políticas públicas educacionais, com vista às práticas inclusivas na perspectiva da diversidade/diferença, formação de professores/as e sujeitos com necessidades educacionais específicas.
Objetivos:
Analisar políticas públicas educacionais que visem à educação inclusiva na perspectiva da diversidade/diferença;
Produzir estudos que contemplem práticas inclusivas ancoradas nas políticas educacionais valorizando a aprendizagem dos/as estudantes de forma mais autônoma e participativa;
Problematizar a formação do/a professor/a em relação às políticas públicas, objetivando a produção de conhecimentos teórico-metodológicos no campo da diversidade/diferença.
PESQUISA E EXTENSÃO EM ANDAMENTO
Programas de Extensão:
- Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos (Início: 2020);
- A doença crônica e as implicações na prática docente: professores em movimento de formação ( Início: 2021)
Projetos de Pesquisa:
- Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (Início: 2017);
- Necessidades educacionais de alunos com doenças crônicas: implicações na prática docente (Início: 2018)
MEMBROS DO GRUPO:
Antonilma Santos Almeida Castro
Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS
Edinalma Rosa Oliveira Bastos
Doutorado em Educação
IES em que atua: UNEB
Lucimêre Rodrigues de Souza
Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS
Charles Maycon de Almeida Mota
Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS
Zenilda Fonseca de Jesus Souza
Doutorado em Educação
IES em que atua: UEFS
Adarita Souza da Silva Reis
Doutoranda em Educação
IES em que atua: UEFS
Camila Bahia Góes
Doutoranda em Educação
IES em que atua: UEFS
Antônio José Pimentel Santos
Mestrado em Educação
IES em que atua: UEFS
Vanessa Cristina Meneses Fernandes
Doutora em Educação UFBA
IES em que atua: UEFS
Anny Waleska Saldanha Torres
Graduada em Psicologia – Universidade de Fortaleza UNIFOR
Itielly Rios Lima
Graduada em Pedagogia pela FACITE
Emanoela Ferreira Barnabé Nery
Mestre em Saúde Coletiva
Ustane Fabíola Cerqueira de Oliveira
Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS
Maria das Graças da Silva Tourinho Reis
Graduada em Pedagogia - UEFS
Rosimeire da Silva Oliveira
Mestre em Políticas Públicas e Segurança Social - UFRB
Maria Josimeire Silva de Carvalho
Mestre em Planejamento Territorial Políticas Públicas e participação social- PLANTERR/ UEFS
Renata Carnaúba de Souza da Silva
Mestranda em Educação – UEFS
Nailson de Jesus Silva
Graduando de Licenciatura em Letras com Inglês - UEFS
Victor Souza Santos
Graduando de Licenciatura em Pedagogia - UEFS
Johnny da Silva Santana
Graduando em Engenharia da Computação - UEFS
Lorena de Amorim Santos Teixeira
Graduanda em Psicologia– UEFS
Laís Barbosa dos Santos Costa.
Graduanda em Letras Vernáculas - UEFS
COORDENAÇÃO
Zenilda Fonseca de Jesus Souza (Coordenadora)
Charles Maycon de Almeida Mota (Vice-coordenador)
CONTATO
E-mail: gepeiuefs@gmail.com
PUBLICAÇÕES DOS MEMBROS
►ANTONILMA SANTOS ALMEIDA CASTRO
CASTRO Antonilma Santos Almeida, BRANDÃO, Clécia da Silva. O papel do professor de alunos com doenças crônicas no contexto escolar. In: OLIVEIRA, Ilzimar G.F., ROCHA Vera e JÚNIOR, Moacir da Silva Cortês (Orgs.) Novos e Velhos Cenários da Educação Básica no Território do Sisal e os Desafios da Pandemia da COVID-19. Campinas, SP: Pontes Editores,2021.ISBN 9786556373072
CASTRO Antonilma Santos Almeida. Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e o preconceito. In: Revista A cor das Letras. Volume 22, ano 2021. Número Especial: Sociolinguística, Dialetologia e Ensino de Língua Portuguesa. Feira de Santana: UEFS Editora.
CASTRO Antonilma Santos Almeida, BASTOS, Edinalma Rosa Oliveira, SOUZA, Zenilda Fonseca de Jesus. (Orgs) Educação inclusiva: formação e experiências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2020,390 p. ISBN978855592104-9.
CASTRO Antonilma Santos Almeida. Educação e saúde: diálogos possíveis na escola inclusiva.In: CASTRO Antonilma Santos Almeida, BASTOS, Edinalma Rosa Oliveira, SOUZA,Zenilda Fonseca de Jesus. (Orgs) Educação inclusiva: formação e experiências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2020,390 p. ISBN978855592104-9.
CASTRO, Antonilma Santos Almeida, SANTOS, Deise Ferreira dos SILVA, Jacson e PARCERO, Lucia Maria de Jesus. (Orgs.) Educação, Linguística e literatura: múltiplas faces do ensino. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico,2019, p.136p. ISBN 9786550810061
CASTRO, Antonilma Santos Almeida, SANTOS, Deise Ferreira dos.Narrativas orais recontadas por adultos com Síndrome de Down In: CASTRO, Antonilma Santos Almeida, SANTOS, Deise Ferreira dos SILVA, Jacson e PARCERO, Lucia Maria de Jesus. (Orgs.) Educação, Linguística e literatura: múltiplas faces do ensino. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico,2019, p.136p. ISBN 9786550810061
CASTRO, Antonilma Santos Almeida, LIMA, Joseneide Santos do Vale. Olhares sobre a inclusão de alunos com Transtornos de Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) In: CASTRO, Antonilma Santos Almeida, SANTOS, Deise Ferreira dos SILVA, Jacson e PARCERO, Lucia Maria de Jesus. (Orgs.) Educação, Linguística e literatura: múltiplas faces do ensino. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico,2019, p.136p. ISBN 9786550810061
CASTRO, Antonilma Santos Almeida. Crianças e adolescentes com doença falciforme: o que tem a contribuir e a dizer as famílias no contexto escolar? In: Olhares sobre o adoecimento crônico representações e práticas de cuidado às pessoas com doença falciforme. Evanilda Souza de Santana Carvalho e Aline Silva Gomes Xavier (Orgs.) Feira de Santana: UEFS Editora, 2017. ISBN 9788555920561
►CHARLES MAYCON DE ALMEIDA MOTA
MOTA, C. M. A..Autobioformação: processos formativos constituídos e redimensionados pelo vivido. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, v. 08, p. 1-15, 2023.
MOTA, C. M. A.; RIOS, J. A. V. P. .Existencialidades na roça instituídas pela ruralidade da presença. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 17, p. 1-14, 2022.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. . APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NA/DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: JORNADA PEDAGÓGICA EM FOCO. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 72-95, 2022.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. . Ruralidades contemporâneas: modos de ser, viver e de agir de crianças da roça. Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, p. 106-128, 2021.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. . Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, v. 6, p. 392-410, 2021.
MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA; SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA DA ; PACHECO RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS . Docência e conhecimento de si: espaço formativo em classes multisseriadas. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 6, p. e14541-18, 2021.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. . RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco. CADERNOS DE PESQUISA, v. 28, p. 39, 2021.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. . PROFISSÃO DOCENTE EM QUESTÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 16, p. 1-19, 2021.
SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA DA ; MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA . TRIGONOMETRIZANDO NA ROÇA: implicações de uma educação matemática contextualizada. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, p. e202116, 2021.
MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA; SILVA, FABRICIO ; RIOS, JANE ADRIANA . Classes multisseriadas em escolas da roça: Lócus das práticas contextualizadas pela diferença. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, v. 34, p. 107-124, 2021.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. .EducationalPractices in TeachingWork in Multigrade Classes: WaysofDealingwithDifferences in School. PhilosophyInternationalJournal, v. 4, p. 1-12, 2021.
PEREIRA, L. A. ; MOTA, C. M. A. ; SILVA, F. O. . Modos de viver, partilhar e construir experiências na Pedagogia Griô (Waysof living, sharingandbuildingexperiences in theGriotpedagogy). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 14, p. 3060025-22, 2020.
MOTA, C. M. A.; PEREIRA, L. A. . APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NA/DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: JORNADA PEDAGÓGICA COMO POTÊNCIA FORMATIVA. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. XIV, p. 1-14, 2020.
MOTA, C. M. A.. NARRATIVAS IM-PERTINENTES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS DA ROÇA. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. XIV, p. 1-14, 2020.
PEREIRA, L. A. ; MOTA, C. M. A. . VIVÊNCIAS, PARTILHAS E CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA GRIÔ. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. XIV, p. 1-18, 2020.
SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA DA ; MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA . TRIGONOMETRY IN RURAL SPACE: implicationsofcontextualizedmathematicseducation. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p. e202022, 2020.
MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA; SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA . DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS NA ROÇA. ROTEIRO, v. 45, p. 1-26, 2020.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. . PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 15, p. 358-377, 2019.
SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA DA ; MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA ; RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO . Trabalho docente em classes multisseriadas: diferentes modos de entender a diferença na escola. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44, p. 13, 2019.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. . CONHECIMENTO DE SI NA NARRATIVIDADE DA DOCÊNCIA: IMPLICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 13, p. 1-13, 2019.
SILVA, F. O. ; MOTA, C. M. A. . TRAJETÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O CONHECIMENTO DE SI NA DOCÊNCIA. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 13, p. 1-13, 2019.
PEREIRA, L. A. ; SILVA, F. O. ; MOTA, C. M. A. . REFLEXÕES DE SI: EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO. Educação,Cultura e Sociedade, v. 8, p. 510-521-521, 2018.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. . DIFERENÇAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS RURAIS: PROCESSOS FORMATIVOS DO CONHECIMENTO DE SI. Plures Humanidades, v. 19, p. 27-46, 2018.
MOTA, C. M. A.; RIOS, J. A. V. P. . DOCÊNCIA E DIFERENÇAS NAS ESCOLAS RURAIS: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO NA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, v. 2, p. 192, 2017.
MOTA, C. M. A.; RIOS, J. A. V. P. ; SILVA, F. O. . Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 12, p. 848-863, 2017.
MOTA, C. M. A.; ARAUJO, N. B. ; SILVA, A. L. G. . DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: PROFISSIONALIDADES E PRÁTICAS MULTICULTURAIS. Revista Profissão Docente (Online), v. 17, p. 145-158, 2017.Livros publicados/organizados ou edições
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O. (Org.) . Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: formação de professores/as na educação básica. 1. ed. Curitiba: BrazilPublishing, 2021. v. 6. 1086p .
MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA. Docência em classes multisseriadas: conhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças nas escolas da roça. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. v. 1. 110p .
MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA. A escola dos bichos: uma aventura pelos espaços da caatinga. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2019. v. 1. 18p .
Capítulos de livros publicados
MOTA, C. M. A.. Da experiência de pensar a experiência de formação em identidade e diferença. In: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios; Adelson Dia de Oliveira. (Org.). O que narram os/as pesquisadores/as e estudantes de pós-graduação do DIVERSO?. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 2, p. 109-116.
MOTA, C. M. A.. A Terceira Margem: Narrar a Vida e Construir Experiência de Gênero e Sexualidade na Roça. In: VeleidaAnahiCapua da Silva Charlot; Carla Roberta SassetZanette; Yan CapuaCharlot. (Org.). Pesquisa em Educação: Descortinando novos horizontes. 1ed.Aracaju: Criação Editor, 2022, v. , p. 61-77.
SANTOS, C. R. ; MOTA, C. M. A. ; RIOS, J. A. V. P. . Por uma reflexão transmoderna sobre feminismo e educação. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Jerônimo Jorge Cavalcante Silva; Victor Manuel Amar Rodriguéz. (Org.). Interseccionalidades em pauta: gênero, raça, sexualidade e classe social. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 301-330.
SANTOS, I. A. ; MOTA, C. M. A. ; MOTA, E. G. O. . ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA NA DOCÊNCIA. In: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios; Leandro GilenoMilitão Nascimento. (Org.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: profissão docente e ensino remoto emergencial. 1ed.Curitiba: BrazilPublishing, 2021, v. 6, p. 678-691.
MOTA, C. M. A.. A TERCEIRA MARGEM: PARA ALÉM DAS DUALIDADES E AMBIVALÊNCIAS. In: Adelson Dias de Oliveira; Juliane Costa Silva. (Org.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: memória, narrativas e docência. 1ed.Curitiba: BrazilPublishing, 2021, v. 4, p. 218-231.
SILVA, F. O. ; MOTA, C. M. A. ; COELHO, P. J. S. . POTENCIAL FORMATIVO DA JORNADA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NO/DO COTIDIANO DA PROFISSÃO DOCENTE. In: Giseli Barreto da Cruz; Carmen Teresa Gabriel; Mônica Vasconcellos; Patrícia Bastos de Azevedo. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1ed.Petrópolis: Faperj, 2020, v. 1, p. 1-33.
MOTA, C. M. A.; RIOS, J. A. V. P. . Docência em classes multisseriadas. In: Salomão Antônio Mufarrej Hage; Iranete Maria da Silva Lima; DilenoDustan Lucas de Souza. (Org.). ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO: perspectivas da (multi)seriação. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 263-282.
►LUCIMÊRE RODRIGUES DE SOUZA
SANTOS, Jaciete B. dos, SOUZA, Lucimêre R. de.,& DIAS, Viviane B. (2023). Concepções de Professores sobre Bulliyng e formas de enfrentamento no contexto Escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 32(69), 42-58. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p42-
Participação como organizadora do livro: Políticas e práticas da educação inclusiva, publicado pela editora da UEFS, 2020. Educação inclusiva e participação (autora). In: RIBEIRO, S. L.; DUBOC. M. J; UEFS Editora, 2020. p. 77 – 106.
LUNA, A. V. de A.; SOUZA, L.; BESNOSIK, M. H. da R.; DUBOC, M. J. O.; RIBEIRO, S. L. Reflexões sobre violência escolar e bullying: primeiras aproximações. In: CROCHICK, J. L.; DIAS, M. A. de L e. (orgs). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. São Paulo: Benjamin Editorial, 2020. p. 169 – 187.
Reflexões sobre a Educação Inclusiva como possibilidade de enfrentamento à violência escolar. Autoras: Lorena de Amorim Santos Teixeira e Lucimêre Rodrigues de Souza. ANAIS DO VI CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2021, online. Anais eletrônicos...Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/cbei-2021/papers/reflexoes-sobre-a-educacao-inclusiva-como-possibilidade-de-enfrentamento-a-violencia-escolar?lang=pt-br> Acesso em: 30 mar. 2022.
O uso de uma Aplicação Mobile como mecanismo de prevenção enfrentamento à violência escolar. Autoria: Johnny da Silva Santana e Lucimêre Rodrigues de Souza. In: ANAIS DO VI CONGRESSO BAIANO DE EDUCAçãO INCLUSIVA E IV SIMPóSIO BRASILEIRO DE EDUCAçãOESPECIAL , 2021, Online. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/cbei-2021/papers/reflexoes-sobre-a-educacao-inclusiva-como-possibilidade-de-enfrentamento-a-violencia-escolar?lang=pt-br>Acesso em: 30 mar. 2022.
► MARIA JOSIMEIRE SILVA DE CARVALHO
LOPES, FERNANDA (Orgs,) Consolidando capacidades e ampliando fronteiras Filantropia Para Promoção Da Equidade Racial. In: CARVALHO, M.J.S de. et al. Relato de experiência na pandemia COVID-19 da parceria entre a AFADFAL e Baobá- Fundo de Equidade Racial- Filantropia Para Promoção Da Equidade Racial No Brasil No Contexto Pós Pandemia Da Covid 19. p. 181-187. J. Cunha (Ilustração); Paula Santos (Tradução).-Brasília: Ogum´s Toques Negros, 2022.
CARVALHO, M.J. S de; DIAS, A.B. A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES DA ASSOCIAÇÃO FEIRENSE DE PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME NA BUSCA POR SEUS DIREITOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO-OESTE. p. 11. 2022. ANAIS do II Simpósio Brasileiro Multiprofissional e I Encontro Internacional sobre a Doença Falciforme ISBN: 978-65-88228-01-2. Disponível em: file:///C:/Users/Ildes%20Ferreira/Downloads/ANAIS%20SIMPOSIO%20SBMDF%202022%20(2).pdf Acesso em: 25. abril 2023
►ZENILDA FONSECA DE JESUS SOUZA
SOUZA, Zenilda Fonseca de Jesus; PAIM, Ana Verena Freitas. Reesistência e processos de inclusão na educação básica: desafios cotidianos dos sujeitos com necessidades educacionais especiais.In: CASTRO Antonilma Santos Almeida, BASTOS, Edinalma Rosa Oliveira, SOUZA,Zenilda Fonseca de Jesus. (Orgs) Educação inclusiva: formação e experiências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2020,390 p. ISBN978855592104-9.
CASTRO Antonilma Santos Almeida, BASTOS, Edinalma Rosa Oliveira, SOUZA,Zenilda Fonseca de Jesus. (Orgs) Educação inclusiva: formação e experiências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2020,390 p. ISBN: 978855592104-9.
SOUZA, Z. F. de Jesus. Mediação docente em atenção à dislexia no contexto escolar: reflexões na perspectiva inclusiva, In: VI Seminário Nacional de Educação Especial e XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Educação Especial como direito: pública, gratuita, laica, de gestão democrática e de qualidade socialmente referenciada. Comunicação oral. Espírito Santo, 2020.
PAIM, Ana Verena Freitas; CARMO, Maria Cláudia Silva do; SOUZA, Zenilda Fonseca de Jesus. O Ensino sob múltiplas linguagens. IN: Educação, Múltiplas linguagens e Estudos contemporâneos. V. 2. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7593-950-1 [Digital].
SOUZA, Z. F. de Jesus. O devir reflexivo na caminhada docente universitária.In: O que narram professores/as do DEDU/UEFS? Experiências pedagógicas da docência universitária na relação Universidade e Educação básica. Coleção Documentação narrativa de experiências pedagógicas. Vol. 4. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 369 p. ISBN: 978-85-7993-960-0 [Impresso] 978-65-5869-955-2 [Digital] DOI: 10.51795/9786558699552