• novembro negro

GRUPO DE PESQUISA EM CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO SER EM APRENDIZAGENS - FORMARSER


FIGURA      

O Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação do Ser em Aprendizagens foi criado em 2013 a partir da articulação de diferentes saberes, de polifonias formativas e curriculares e epistemologias multirreferenciais.   
                                                                                                                                                                                                                  Nosso objetivo é pesquisar e discutir a formação como “modo de ser” existencial, profissional e cidadão, com atenção singular para o currículo e a formação de professores.


LINHAS DE PESQUISA:


  • Currículo
  • Formação de Professores
  • Atos de currículo e Re-ExistenciasEspostemológicas e Formacionais

                                                                   
                                                                                                                       Acesse aqui o espelho do grupo no DGP. 

 


PROJETO DE PESQUISA:



Tal formação, tal ensino? Uma (re)leitura das políticas de sentido de ensino de professores-formadores, como atos de currículo que podem qualificar a formação do licenciado e suas práticas docentes em sala de aula 

Área: Ciências Humanas

RESOLUÇÃO CONSEPE 076/2017

Data início: 17/07/2017

Para mais informações acesse o QRcode:

 

PESQUISADORES/AS:



ANDRE LUIZ BRITO NASCIMENTO http://lattes.cnpq.br/8767453879600750

ANA VERENA FREITAS PAIM http://lattes.cnpq.br/1415773036005275

CARLOS ALBERTO DE LIMA RIBEIRO http://lattes.cnpq.br/7472225340994044

JACQUELINE NUNES ARAÚJO BRITO http://lattes.cnpq.br/0281663893236517

LEONARDO DE CARVALHO DUARTE http://lattes.cnpq.br/2975921606360796

MARIA CLAUDIA SILVA DO CARMO http://lattes.cnpq.br/1187523442842502

NADJA MARIA LIMA MACIEL http://lattes.cnpq.br/1746962185275210

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – IC



2020/2021


1.   Autonomia pedagógica e produção de atos de currículo de professores-formadores nos cursos de licenciatura da UEFS: implicações sobre o processo formativo do licenciando

Bolsista: TATIELE NASCIMENTO SANTOS (Pedagogia)

Orientadora: NADJA MARIA LIMA MACIEL

 

2.   Atos de currículo que orientam e modulam a formação do pedagogo no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEFS

Bolsista: EDNA FERREIRA DE ALMEIDA – Pedagogia

Orientador: ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO

 

3.     Ensino de professores-formadores enquanto ato de currículo formacional no contexto da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Bolsista: ALEANE DE SOUSA MIRANDA – Pedagogia

Orientadora: ANA VERENA FREITAS PAIM

 

2021/2022

 

1.   Analítica contrastiva das narrativas sobre currículo, ensino e formação de professores-formadores e licenciados egressos dos cursos de licenciatura em pedagogia e geografia da UEFS.

Bolsista: ALEANE DE SOUSA MIRANDA – Pedagogia

Orientadora: ANA VERENA FREITAS PAIM

 

2.  A importância dos atos de currículo que concorrem para uma sólida base formativa em cursos de licenciatura da UEFS

Bolsista: EDNA FERREIRA DE ALMEIDA – Pedagogia

Orientador: ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO

 

3.   Retratos da Formação em Licenciatura em Física na UEFS: uma análise das Políticas de Sentido do Ensino de Professores-Formadores à luz da prática dos Licenciados Egressos.

Bolsista: MARCOS PAULO SANTOS MIRANDA– Física

Orientador: CARLOS ALBERTO DE LIMA RIBEIRO

 

4.    A trajetória formativa dos egressos dos cursos de letras português e estrangeiras da UEFS: um estudo comparativo.

Bolsista: TATIELE NASCIMENTO SANTOS (Pedagogia)

Orientadora: NADJA MARIA LIMA MACIEL

 

5.  Formação, ensino e currículo em narrativas de professores-formadores e licenciados-egressos da Licenciatura em Educação Física da UEFS.

Bolsista:  SUED DA SILVA SANDES (Educação Física)

Orientador: LEONARDO DE CARVALHO DUARTE

 

2022/2023

 

1.  Formação de professores de Educação Física na UEFS: perfis profissionais idealizados por professores-formadores. 

Bolsista: (CNPq) Jherlon da Silva Reis (Licenciatura em Educação Física)

Orientador: Leonardo De Carvalho Duarte

 

2.   Atos de currículo, linguagem cinematográfica e formação em Componentes Curriculares do Curso de Licenciatura em Física da UEFS.

Bolsista: (FAPESB)  Kevin Felipe Souza Dos Santos (Licenciatura em Física)

Orientador: Carlos Alberto De Lima Ribeiro

 

3.   Mudanças Curriculares no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS): Uma Análise da  Supressão do Componente Curricular Evolução.

Bolsista:  (PROBIC) Milena Pereira de Freitas (Licenciatura em Biologia )

Orientadora:  Ana Verena Freitas Paim

 

4.    Análise do currículo do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana: desafios e atualizações

Bolsista:  (PROBIC) Natália dos Santos Oliveira (Licenciatura em Biologia)

Orientadora: Maria Cláudia Silva do Carmo 

 

5.    Currículo e Formação Docente no Curso de Licenciatura em Geografia da UEFS.

Bolsista:  Jéssica Da Conceição Moreira (Pedagogia)

Orientador: André Luiz Brito Nascimento

 

6. Relação entre paradigma curricular, metanarrativas e interfaces linguístico-culturais no processo formacional docente, via pontos de interseção e segmentações teóricas, do Curso de Licenciatura Letras Inglês da Universidade Estadual de Feira de Santana –Bahia

Bolsista:  Izabela Carneiro Almeida (Letras)

Orientadora:Nadja Maria Lima Maciel

 

Recomendar esta página via e-mail: