GRUPO DE PESQUISA EM CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO SER EM APRENDIZAGENS - FORMARSER
LINHAS DE PESQUISA:
- Currículo
- Formação de Professores
- Atos de currículo e Re-ExistenciasEspostemológicas e Formacionais
PROJETO DE PESQUISA:
Tal formação, tal ensino? Uma (re)leitura das políticas de sentido de ensino de professores-formadores, como atos de currículo que podem qualificar a formação do licenciado e suas práticas docentes em sala de aula
Área: Ciências Humanas
RESOLUÇÃO CONSEPE 076/2017
Data início: 17/07/2017
Para mais informações acesse o QRcode:
PESQUISADORES/AS:
ANDRE LUIZ BRITO NASCIMENTO http://lattes.cnpq.br/8767453879600750
ANA VERENA FREITAS PAIM http://lattes.cnpq.br/1415773036005275
CARLOS ALBERTO DE LIMA RIBEIRO http://lattes.cnpq.br/7472225340994044
JACQUELINE NUNES ARAÚJO BRITO http://lattes.cnpq.br/0281663893236517
LEONARDO DE CARVALHO DUARTE http://lattes.cnpq.br/2975921606360796
MARIA CLAUDIA SILVA DO CARMO http://lattes.cnpq.br/1187523442842502
NADJA MARIA LIMA MACIEL http://lattes.cnpq.br/1746962185275210
INICIAÇÃO CIENTÍFICA – IC
2020/2021
1. Autonomia pedagógica e produção de atos de currículo de professores-formadores nos cursos de licenciatura da UEFS: implicações sobre o processo formativo do licenciando
Bolsista: TATIELE NASCIMENTO SANTOS (Pedagogia)
Orientadora: NADJA MARIA LIMA MACIEL
2. Atos de currículo que orientam e modulam a formação do pedagogo no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEFS
Bolsista: EDNA FERREIRA DE ALMEIDA – Pedagogia
Orientador: ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO
3. Ensino de professores-formadores enquanto ato de currículo formacional no contexto da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana
Bolsista: ALEANE DE SOUSA MIRANDA – Pedagogia
Orientadora: ANA VERENA FREITAS PAIM
2021/2022
1. Analítica contrastiva das narrativas sobre currículo, ensino e formação de professores-formadores e licenciados egressos dos cursos de licenciatura em pedagogia e geografia da UEFS.
Bolsista: ALEANE DE SOUSA MIRANDA – Pedagogia
Orientadora: ANA VERENA FREITAS PAIM
2. A importância dos atos de currículo que concorrem para uma sólida base formativa em cursos de licenciatura da UEFS
Bolsista: EDNA FERREIRA DE ALMEIDA – Pedagogia
Orientador: ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO
3. Retratos da Formação em Licenciatura em Física na UEFS: uma análise das Políticas de Sentido do Ensino de Professores-Formadores à luz da prática dos Licenciados Egressos.
Bolsista: MARCOS PAULO SANTOS MIRANDA– Física
Orientador: CARLOS ALBERTO DE LIMA RIBEIRO
4. A trajetória formativa dos egressos dos cursos de letras português e estrangeiras da UEFS: um estudo comparativo.
Bolsista: TATIELE NASCIMENTO SANTOS (Pedagogia)
Orientadora: NADJA MARIA LIMA MACIEL
5. Formação, ensino e currículo em narrativas de professores-formadores e licenciados-egressos da Licenciatura em Educação Física da UEFS.
Bolsista: SUED DA SILVA SANDES (Educação Física)
Orientador: LEONARDO DE CARVALHO DUARTE
2022/2023
1. Formação de professores de Educação Física na UEFS: perfis profissionais idealizados por professores-formadores.
Bolsista: (CNPq) Jherlon da Silva Reis (Licenciatura em Educação Física)
Orientador: Leonardo De Carvalho Duarte
2. Atos de currículo, linguagem cinematográfica e formação em Componentes Curriculares do Curso de Licenciatura em Física da UEFS.
Bolsista: (FAPESB) Kevin Felipe Souza Dos Santos (Licenciatura em Física)
Orientador: Carlos Alberto De Lima Ribeiro
3. Mudanças Curriculares no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS): Uma Análise da Supressão do Componente Curricular Evolução.
Bolsista: (PROBIC) Milena Pereira de Freitas (Licenciatura em Biologia )
Orientadora: Ana Verena Freitas Paim
4. Análise do currículo do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana: desafios e atualizações
Bolsista: (PROBIC) Natália dos Santos Oliveira (Licenciatura em Biologia)
Orientadora: Maria Cláudia Silva do Carmo
5. Currículo e Formação Docente no Curso de Licenciatura em Geografia da UEFS.
Bolsista: Jéssica Da Conceição Moreira (Pedagogia)
Orientador: André Luiz Brito Nascimento
6. Relação entre paradigma curricular, metanarrativas e interfaces linguístico-culturais no processo formacional docente, via pontos de interseção e segmentações teóricas, do Curso de Licenciatura Letras Inglês da Universidade Estadual de Feira de Santana –Bahia
Bolsista: Izabela Carneiro Almeida (Letras)
Orientadora:Nadja Maria Lima Maciel