Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos - DEHPE
O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos (DEHPE) tem o objetivo de investigar os aspectos atrelados ao desenvolvimento humano em articulação com os processos educacionais. Considera-se que a trajetória de vida é marcada por um processo de interação entre o indivíduo e os seus diferentes contextos educacionais, sociais e políticos. Atualmente, o foco dos estudos e pesquisas é direcionado para a linguagem como mediação da interação humana no âmbito das práticas educativas e comunitárias. Para tanto, são traçados conceitos estruturantes da ação do grupo: linguagem, cultura, memória, narrativas e práticas educativas. Os membros do grupo têm participado de projetos de extensão e de eventos científicos, com apresentação de trabalhos, o que tem contribuído para a formação dos pesquisadores e partilha do conhecimento produzido.
ATIVIDADES:
- Projeto de Extensão – Narrativas e Representações – Resolução CONSEPE 86/2013, sob a coordenação da professora Gabriela Barbosa Souza Xavier. O referido projeto visa contribuir para o fortalecimento da relação universidade – comunidade por meio do desenvolvimento de rodas de conversa para recolha de narrativas de comunidades tradicionais da região do semiárido baiano e identificar a compreensão de temas sociais por membros locais.
- Projeto de Extensão – Letramento na Maturidade – Resolução CONSEPE 078/2019 coordenado pela professora Mariana Leonesy da Silveira Barreto. O projeto visa incentivar discussões, oficinas e debates com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas da terceira idade. O objetivo é criar momentos de interação entre os licenciandos e pessoas idosas, tendo a UATI como uma das principais instituições parceiras.
- Projeto de Pesquisa: Entre a vida e a morte: a regulação semiótica no processo de tornar-se adolescente com Duchenne – coordenado pela professora Mariana Leonesy da Silveira Barreto. Atualmente, o projeto tem como objetivo discutir a avaliação neuropsicológica em adolescentes com Duchenne e o seu impacto no processo de inclusão escolar.
PRODUÇÕES:
BARRETO, Mariana Leonesy da Silveira; PORTO, Larissa. Do Discurso à Prática: a relação família e escola no contexto da educação infantil. In: Lilian Miranda Bastos Pacheco. (Org.). Temas essenciais na educação infantil. 2ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 2, p. 161-192.
BARRETO, Mariana; PACHECCO, Lilian. BRANDÃO, Ilana. A imaginação como recurso
simbólico para o enfrentamento da COVID-19. Jornada Virtual, UEFS 2020. (Congresso).
DIAS, Júlia Terena De Souza Lima; SANTOS, Francine Cerqueira Dos; Xavier, SOUZA, Gabriela Barbosa; MOREIRA, Jefferson Da Silva; PACHECO, Lílian Miranda Bastos . Práticas de alfabetização e letramento com pessoas idosas. Revista de Extensão, v. 19, p. 2-14, 2022.
LIMA, Letícia; SOUZA, Anna, MOREIRA, Maíse; SILVA, Camila, BARRETO, Mariana. Sono e os segredos da longevidade. 16ª Jornada de Extensão. UEFS, set. 2022.
OLIVEIRA, T. R. L. ; FURTADO, T. ; BARRETO, Mariana Leonesy da Silveira . Quem cala, consente? o papel da escola no enfrentamento da violência sexual infantil. In: Adrielle Matos Borges Teixeira; Pablo Mateus dos Santos Jacinto; Maria Virgínia Machado Dazzani. (Org.). O futuro é meu enquanto eu viver: desafios da psicologia em contextos educacionais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 67-86.
PACHECO, L. M. B ; SOUZA, Gabriela Barbosa . Narrativas orais indígenas como diálogos socioeducativos. Revista Internacional de Ciencias Sociales, v. 8, p. 81-92, 2019.
PORTO, Larissa; BARRETO, BARRETO, Mariana; DAZZANI, Maria Vírginia. Do gênero aos Papeis Sociais: a Construção da Identidade Da Pessoa TransexuaL. Interfaces Científicas - Educação, v. 8, p. 299, 2020.
PORTO, Larissa ; Bastos, Livia de Melo; BARRETO, Mariana Leonesy da Silveira . Educação inclusiva na criança com Síndrome de Down: entre o discurso e a prática docente. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, v. 7, p. 107-118, 2018.
PACHECO, Lílian Miranda Bastos; SOUZA, Gabriela Barbosa ; RAMOS, Humberto Teixeira. Currículo em contexto intercultural. In: Gustavo Norberto Duperré. (Org.). Emergentes Sociales en América Latina: Estudios multidisciplinares, propuestas y reflexiones para el siglo XXI. 1ed.Madrid- Espanha: Global Knowledge Academics, 2020, v.1, p. 35-46.
PACHECO, Lílian Miranda Bastos; XAVIER, Gabriela Barbosa Souza. A temática literatura na Educação Infantil de 2004 a 2013. In: PACHECO, Lílian Miranda Bastos. (Org.). Temas Essenciais na Educação Infantil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 2, p. 275-314.
SOUZA, Gabriela Barbosa ; PACHECO, Lílian Miranda Bastos. As Narrativas como uma possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural. REVES - Revista Relações Sociais, v. 1, p. 0569-0582, 2018.
XAVIER, Gabriela Barbosa Souza; PACHECO, L. M. B . Práticas Curriculares e Narrativas Docentes: Reflexões e Potencialidades. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; CORDEIRO, Janivaldo Pacheco. (Org.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: práticas docentes no cotidiano escolar. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2021, v. 5, p. 523-539.
LOCALIZAÇÃO / CONTATO
*Sala 11 – Prédio da Pós-Graduação em Letras e Educação (atrás do Módulo 02)
E-mail: gbsxavier@uefs.br / marianaleonesy@gmail.com
*Os encontros ocorrem às quartas-feiras às 14h (Encontros quinzenais, sendo um presencial e um online)
Líderes |
Gabriela Barbosa Souza Xavier |
http://lattes.cnpq.br/1394307608909012 |
Mariana Leonesy da Silveira Barreto |
http://lattes.cnpq.br/9539571031539864 |
|
Pesquisadores |
Humberto Ramos Teixeira |
http://lattes.cnpq.br/3119740882536799 |
Larissa Edite de M. Porto Cruz |
http://lattes.cnpq.br/1756559172963334 |
|
Lílian Miranda Bastos Pacheco |
http://lattes.cnpq.br/5893687736141541 |
|
Luciana Aparecida de Miranda |
http://lattes.cnpq.br/0522236638385517 |
|
Manuela Azevedo Carvalho |
http://lattes.cnpq.br/2624255731353972 |
|
Suzane Costa Lopes Braz |
http://lattes.cnpq.br/8827943632523149 |
|
Estudantes de Graduação |
Maria Clara da Cruz Xavier |
http://lattes.cnpq.br/4851682264438788 |
Camila Nogueira da Silva |
https://lattes.cnpq.br/9860009220169501 |